Eu testei: Volkswagen Up!

Hoje eu estou aqui para confidenciar uma coisa para vocês: há em mim um sinal de desapontamento para com o meu amado carro, popularmente conhecido como “Tico-Tico” (Fiat 500). Acontece que se a gente juntar todos os buracos de São Paulo, certeza que vamos conseguir algo maior que o Grand Canyon. Esses buracos não estão fazendo bem para o Fiat 500, que, na versão sport air, que é a minha – ai, que rebelde! – tem uma suspensão mais dura e um pneu mais fino, ou seja, o carro sente muito mais o impacto de um buraco.

Assim, triste com a mais remota possibilidade de mudar de carro, passei a trabalhar em mim a chance de trocá-lo por um veículo que possa atender as necessidades do dia a dia, sem que eu precise andar a 20km/h com medo de pegar um buraco e zoar o carro todo.

Pois bem, depois de alguns meses observando no entorno as mais variadas opções, decidi fazer o test drive daquele que ousa ter praticamente o mesmo tamanho que o Fiat 500. O Volkswagen Up! que caiu nas graças dos motoristas e ocupa a 14º posição no ranking da Fenabrave (Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores) de carros mais vendidos em 2015.

volkswagen-up

Pois bem, lá fui eu agendar o meu passeio de Up! pelas ruas da zona norte de São Paulo.

Agora, um ponto muito importante, a pessoa que vos escreve está um bocado mal-acostumada com o câmbio automático do Fiat 500. Por este motivo, decidi fazer o teste no Up I-Motion, que tem câmbio automatizado. Trata-se de um câmbio um pouco mais simples que o automático “de verdade”, pois ele tem como base o câmbio manual e um “robô” que faz as mudanças de marcha. É uma modificação que não vai torná-lo exatamente igual a um automático – no caso do Up, fica longe disso! Risos Mas calma, sem spoiler.

Vamos começar pela parte da aparência.

Meninas do meu Brasil, que carro fofinho!

Sim, eu me senti a Agnes, do filme Meu Malvado Favorito, abraçando o unicórnio de chifre cor-de-rosa. Eu preciso dar aqui os meus parabéns pra Volks, porque mesmo simples e com poucos detalhes, o carro é muito bonitinho.

test-drive-review-volkswagen-up-2

O painel, que em algumas versões é coloridinho, assim como o Fiat 500, dá um charme especial para o carro. Demorei um pouco para me adaptar com o visual externo mais “quadradinho”, mas foi mesmo uma questão de tempo até realmente fazer o meu gosto. O banco tem o encosto de cabeça integrado, o que lembra um tiquinho os bancos das novas Mercedes – olha eu forçando a barra! Rs! É bem verdade que esses bancos são mais econômicos para as montadoras, mas no meu test drive, não deixaram a desejar.

Bom, vamos para a hora da verdade, pela primeira vez dirigir um automóvel com câmbio automatizado…

Puxa vida, meninas. Eu queria muito mesmo dizer que foi lindo e perfeito, mas a realidade me deu um tapa na cara que quase me fez bater o carro. Acontece que esse câmbio é um bocado lento no processo de engatar a marcha. A sensação é de dirigir uma tartaruga manca. Na subida então, a coisa foi ainda mais caótica. Mas olha, vem cá, deixa eu te contar que nessa história de dirigir teve um único ponto positivo: quando com a marcha engatada, o carrinho anda muito. Deixa muito Fiat 500 no chinelo – eu acho. “Ah, Natasha, você diz que o carro é manco e agora fala que anda muito?”. Bom, é isso mesmo. O problema é no engatar de marchas, passando por esse período das trevas, o carro anda que é uma beleza. A minha conclusão, que não é triste, mas também não é doce, é que o Up! deve ser perfeito na versão MANUAL. Isso mesmo. Para quem curte o prazer de mudar de marcha e está em busca de um carrinho com 3,60 metros, pronto para enfrentar os desafios de uma cidade grande, eu super recomendo o Up!

test-drive-review-volkswagen-up

Confesso que agora estou com muita vontade de fazer o test drive no Up TSI, a versão turbo de fábrica, que tem 23 cavalinhos a mais (no Álcool) que a versão comum.

Mas essa história fica para um outro dia, porque a busca pelo carro que substituirá (ou não!) o Tico-tico continua. Vou precisar trabalhar muito no quesito afinidade, porque eu amo o meu carrinho!

Por hoje é isso meninas! Agora é agendar outros testes e ver quem vai conquistar meu coração apaixonado por direção.

Um super beijo!

Natasha

Pin It

Comente usando o Facebook:

comentários

Speak Your Mind

*